terça-feira, 25 de março de 2008

Resumo do Passeio Pedestre ao Monte Airoso…

Sexta-Feira Santa, feriado, um dia magnífico de sol! Que melhor forma de o aproveitar usufruindo do melhor que umas férias no campo têm para oferecer?

Pois bem! Pelas 15h, depois de quase uma hora a convencer os mais indecisos, juntamo-nos no recinto da Escola Primária de Arcas. Destino: atingir o cume do Monte Airoso e conhecer o seu Guardião.

Foram 21 os corajosos que partiram neste aventura que, para muitos, seria a primeira vez. De salientar que esta iniciativa já tinha sido levada a cabo noutras ocasiões, com 9 e 13 participantes, nas duas primeiras edições.

O caminho escolhido na hora não favorecia um caminhar constante pois as pedras e as giestas tornavam-se obstáculos para quem ainda aparentava ser jovem, mas já tinha perto de 60 anos.

Juntos continuámos até que demos de caras com um cara: o Guardião do Monte Airoso, uma escultura de pedra com o formato de uma cara onde é visível o olho, nariz, orelha e boca com mais de 2 metros de altura, recentemente descoberta, e que despertou a curiosidade dos participantes, tornando-se num mistério pois todos nos questionámos se será obra da natureza ou mão do homem, onde a maioria opta pela primeira.

Depois da visita pascal ao Guardião subimos mais um pouco onde aí atingimos o cume do Monte Airoso, a 940 metros de altitude. Uma vista magnífica à nossa volta, avistando Arcas, Bebeses, Souto, Póvoa, Penela, Granja e Penedono, sob algum vento característico de uma zona descampada. Sentíamo-nos privilegiados por, primeiro, termos conseguido ali chegar pois é um local de difícil acesso; segundo porque parecíamos superiores a quem, com a ajuda dos binóculos, se avistava nas povoações envolventes; e por último, de termos tido o prazer de conhecer o Guardião do Monte Airoso.

Por fim, descemos por um outro caminho, desta vez um pouco mais acessível que nos pareceu uma melhor opção numa próxima expedição a realizar. Parámos já perto de Arcas para um lanche convívio com alguns dos participantes.

Concluímos que foi um passeio que superou as expectativas onde afirmamos a intenção de este Monte deve ser explorado pelas autoridades competentes pois ali reside um enorme potencial.

Pretendemos repetir esta iniciativa muito brevemente, onde esperamos cativar mais caminheiros pois caminhar é saudável!

Nenhum comentário: